O MITO DO HOMEM PERFEITO

blog

Nos últimos dias alguns textos sobre casamento viraram praticamente virais na internet. Eram textos ótimos dirigidos tanto a homens quanto a mulheres, expondo uma lista de alguns tipos de pessoas impróprios para serem conjugues de um cristão verdadeiro. Confesso que gostei muito dos textos e eu mesmo fui bastante edificado através deles, endosso tudo o que eles falam e tenho me policiado bastante para não entrar na lista dos 10 homens com quem uma mulher cristã não deve casar-se! Iniciativas como essa são muito importantes e realmente precisamos escolher bem com quem iremos passar o resto da vida juntos. Entretanto, há algo nisso tudo que me preocupa um pouco.

Um dos propósitos centrais do casamento segundo as Escrituras é representar o relacionamento de Cristo com a Igreja (Ef 5.22-33) e é por isso que nós, homens temos uma responsabilidade muito maior no relacionamento. Cabe a nós sermos a imagem de Jesus no relacionamento, estando dispostos a não apenas trabalhar duro para sustentar e liderar espiritualmente uma família, mas também amando as nossas futuras esposas da mesma forma como Cristo amou a Igreja, ou seja, de forma sacrificial. E isso vai muito mais além de ter que acompanha-las em uma loja de sapatos do shopping na sexta-feira à noite. Significa amá-las intensamente durante todos os dias da nossa vida – até mesmo nos dias de TPM e durante a menopausa, fazendo delas a coisa mais importante de tudo, depois de Deus. É reconhecer que a mulher como diz 1 Pedro 3.7 é o sexo frágil – sim, isso é uma verdade bíblica! – e que por isso precisam sempre do nosso apoio. Além do mais é preciso lidar com a tendência pecaminosa delas de querer exercer o nosso papel de líderes e não cedermos à tentação de ser apenas o provedor.

Sem dúvidas, essa é uma tarefa muito árdua e sem graça de Deus somos incapazes de cumpri-la. É por isso que me incomoda tanto esse mito do homem perfeito que muitas mulheres nutrem, sobretudo na Igreja. Geralmente é pintada uma imagem de que o marido ideal não precisa apenas ser um crente fiel, ele precisa ser perfeito. As moças não esperam por um “sapo” que um dia se tornará um príncipe, elas querem logo um “príncipe encantado”, igual aos contos de fadas. Entretanto, a vida cristã não é assim, ainda somos seres imperfeitos. É por isso que muitos relacionamentos são arruinados, pois muitas mulheres esperam dos seus dos maridos um padrão que eles não são capazes de manter e acabam sentindo-se frustrados.

Quando Deus se revela ao Seu povo em Isaías 54.5 como marido e pai Ele não apenas estabeleceu um propósito para o qual nós homens vivêssemos, mas Ele também deu garantias muito importantes às mulheres. Ao fazer isso, Deus nos desafia a sermos como Ele e cumprimos o nosso mandato social, mas ao mesmo tempo lembra às mulheres que somos falhos e imperfeitos, porém ainda assim elas não têm o que temer, pois elas têm um marido e um pai perfeito nos céus.

Essas verdades me confrontam e me confortam. Sou confrontado porque sei que o padrão de Deus é muito alto e que por isso não posso querer viver uma eterna adolescência. Sou lembrado que não posso passar o resto da vida lendo ficção e baixando música da internet. Tenho que buscar ser um homem piedoso à imagem de Cristo a fim de um dia amar uma mulher como Ele amou a Igreja e me dar por ela todos os dias da minha vida. Por outro lado, tenho a garantia de que mesmo se eu falhar Ele nunca falhará e será capaz de cuidar da minha casa e da família que eu construir, sendo um marido perfeito para minha esposa e o pai que nunca conseguirei ser para os meus filhos. Isso me faz descansar nEle e desejar ainda mais cumprir com perfeição os meus papeis de gênero.

É por isso que não procuro passar a imagem de que sou um “príncipe encantado”, nem de um “sapo que vira príncipe”, mas sim de um lobisomem. Acho a ilustração do lobisomem ideal para me descrever. O lobisomem é um homem que mesmo não tendo escolhido, nasceu com uma natureza capaz de transformá-lo em monstro a cada lua cheia, e como não tem a bala de prata capaz de curá-lo por completo, utiliza sempre algumas correntes para aprisiona-los durante todas as luas cheias, impedindo-o de obedecer a sua natureza e ser quem ele não é. Do mesmo modo sou eu. Não escolhi nascer um pecador e há certas tendências pecaminosas que me atormentam há muito tempo. Eu sei que por mim mesmo não consigo vencer minha natureza, mas sei o que fazer para não ceder às tentações e não pecar. Eu conheço minhas fraquezas, mas sei também muito bem quais são as minhas luas cheias e as correntes capazes de me prender.

É por isso que busco uma mulher que compreenda as minhas fraquezas e me ajude a me acorrentar sempre que eu enfrentar uma lua cheia. Busco uma mulher que saiba que embora eu tente ser como Jesus ainda sou falho, que não sou como ela gostaria que eu fosse, muito menos como eu gostaria de ser. Mas que ainda assim saiba que não há o que temer, uma vez que ela tem um pai e um marido perfeito nos céus.

Creio que essa é a atitude que um homem piedoso deve tomar diante de uma mulher. Ele tem que deixar claro para ela quais são os seus pecados e suas fraquezas. Isso é algo muito importante que devemos fazer principalmente durante o período do namoro, pois como diz Calvino, o coração do homem é uma fábrica de ídolos, e é muito provável que mesmo sem querer, nos tornemos ídolos para nossas futuras esposas, tomando em seus corações o lugar que pertence somente a Deus e o qual só Ele é capaz de ocupar. Eu sei que isso pode parecer algo estranho e desagradável para nós, uma vez que nos humilha e quebra o nosso orgulho. Mas se queremos ser como Jesus, esse é o primeiro passo a ser dado. Afinal, é quando estamos fracos que somos fortes!

Igor Sabino
Facebook: https://www.facebook.com/igorhsabino

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s