JOVEM! VOCÊ VIVE E PREGA O VERDADEIRO EVANGELHO?

embora-o-evangelho-diga

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê… ” (Romanos 1:16).

 Vamos começar o nosso texto de hoje com outra pergunta. O que é o Evangelho?

Bem, a palavra evangelho quando traduzida no grego, vem da palavra “euangelion, que significa levar as boas novas, pregar, levar a palavra, falar as Escrituras. Interessante, não vemos aqui no significado de evangelho, algumas coisas do tipo: fazer peças, cantar, pular, gritar, correr, e entre outras ações que, principalmente, jovens e adolescentes, têm feito nos últimos anos e que costumeiramente chamam de evangelho ou evangelismo. O trecho do livro O Evangelho de Hoje: Autêntico ou Sintético? , nos confirma dizendo o seguinte:

“Temos herdado um sistema de pregação evangelística que não é bíblico. Esta tradição é antiga. A mensagem e os métodos de pregação evangelística empregados hoje em dia não podem ser traçados de volta aos Reformadores, nem aos credos da igreja da Reforma. […] Pior ainda, não procedem das Escrituras, e sim de uma exegese superficial e de uma combinação imprudente do raciocínio humano com a revelação de Deus.”

Mas, em que se resume o verdadeiro Evangelho?

Creio que podemos nos reter a três pontos principais do verdadeiro Evangelho. Vamos caminhar um pouco pela nossa querida Bíblia Sagrada, no livro de Lucas capítulo 9, e fixarmos esses pontos:

            Cristo! (Lucas 9.20). A palavra “Cristo”, significa “O Ungido”. Cristo é o único que Deus escolheu acima de todos, o único que trará salvação aos pecadores. Por tanto, não podemos ver O Evangelho sem a pessoa de Jesus Cristo.

            Cruz! (Lucas 9.23). A cruz de Cristo é a chave do evangelho (O que seria de nós sem a cruz?). A nossa morte faz parte do evangelho, morremos para nós mesmos e somos salvos do próprio Deus.

            Renúncia! (Lucas 9.24). Tomar a cruz significa renunciar todas as ambições egoístas; é a morte de todo, TODO, estilo de vida.  E Paulo nos confirma ao dizer: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17.

Há algo que possamos acrescentar para que esse Evangelho se torne mais atrativo? Ou, há algo que faça mais pessoas se achegarem a ele? A resposta é simples e direta, NÃO! A bíblia deixa claro que somente pelo sacrifício de Cristo na cruz nós temos a vida eterna juntamente com Deus. Não há frases declarativas ou emotivas, não há peças, não há danças, não há… Se o sacrifício de Cristo na cruz não foi suficiente para fazer com que nós reconheçamos os nossos pecados e clamarmos pelo perdão divino, então não estamos vivendo o verdadeiro evangelho deixado por Cristo.

Vejamos a seguinte frase:

“Somente quando reconhecemos nossa necessidade, e largamos todas essas tolas ideias banais de valor e mérito e justiça própria, que nós podemos ver a Glória do Amor de Deus.” (Paul Washer).

Quando nos deparamos com frases como essa, podemos perceber o quanto estamos longe de vivermos para glória de Deus.

Por fim meus amados, o evangelho deve ser levado a todos os cantos da Terra, segundo a ordem que nos foi deixado pelo próprio Cristo em Mateus 28. Mas não como mérito nosso, pois a evangelização, não se trata de um plano de ação evangelística para nós em nossos dias. Não se trata de uma contribuição para a polêmica ou métodos evangelísticos. Trata de uma relação entre três realidades: Soberania Divina, Responsabilidade do homem e, o dever evangelístico de cada cristão. Se você está decidido a obedecer O Evangelho, e a pregar a única Verdade, você com certeza irá sofrer, porém, como vimos, requer nossa total renúncia e total esvaziamento de nosso orgulho para que Cristo seja sempre o centro.

Essa foi a primeira parte do nosso estudo, vimos sobre os três principais pontos do verdadeiro Evangelho. Semana que vem veremos um pouco mais sobre os atributos de Deus no Evangelho e fecharemos o nosso texto.

Que Deus nos abençoe e coloque em nós o arrependimento sincero e o reconhecimento de nossos pecados. Amém!

Tiago Silva
https://www.facebook.com/tiago.silva.39

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s