TEMOS PRAZER EM TUDO, MENOS NO ESSENCIAL

escr

Como professor eu sempre escuto dos alunos uma frase que é comum para quem estuda pela manhã, falar: “como é bom dormir”. E me lembro que certa vez conversando com o Pr. Hernandes Dias Lopes, ele me contava da sua rotina e como era difícil para ele conseguir dormir mais de 5 horas por dia. E não é difícil ouvir dos grandes nomes da teologia essa mesma frase, tendo em vista tudo que eles produzem diariamente para a nossa edificação. Então podemos concluir (a princípio) que esse prazer, nós (meros mortais, risos) temos o privilegio de ter.

Costumeiramente nós sempre buscamos algo para nos satisfazer, alguma coisa que tenhamos o prazer em fazer ou ter, algo que nos deixe felizes demais. É assim quando estou prestes a ir jogar futebol e muitos sentem o mesmo. Alguns sentem prazer em comer, outros têm verdadeira paixão por chocolates, e quem nunca desejou que existisse uma Coca-Cola de 20 litros? Isso me faz lembrar-se dos tempos do “finado” Orkut, onde existia um local específico para escrevermos nossas paixões e não simplesmente isso, mas expressarmos nossos gostos e desejos.

Existia uma comunidade nesta mesma rede social, cujo titulo era: “gosto mais que lasanha”, onde as pessoas escreviam aquilo que elas mais gostavam na vida. Assim como podemos encontrar frases e páginas no Facebook, onde as pessoas declaram seu amor para os outros.

A indústria do prazer e da satisfação pessoal está por todos os lados, buscando soluções e estratégias para que nós possamos ser fisgados por suas garras, sejam por meio de promoções, viagens, descontos, etc. O que eles querem é o que nós queremos: estarem satisfeitos.

Mas onde queremos chegar com essa breve explanação? Salmos 1:2 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” .

Bem-aventurado é o homem que tem prazer na lei do Senhor. Lei do Senhor está fazendo referência a Palavra de Deus, aos Seus escritos Sagrados, a Bíblia Sagrada. O salmista está nos dizendo que ele não precisa ter prazer em mais nada, a não ser a Palavra do Senhor. E não simplesmente isso, mas ele se alegra e tem total regozijo em meditar/ler, e não apenas de vez em quando, não só uma vez por semana, mas TODOS OS DIAS.

Existe uma expressão onde fala que os ímpios do passado conheciam mais da Bíblia do que os crentes de hoje, verdade ou mito?

Sejamos sinceros, quantas vezes nós já chegamos em casa, cansados do trabalho ou faculdade e nem pegamos no Livro Sagrado? Esse é o mal dos nossos dias, queremos compreender Deus, amar a Deus, buscar a Deus, ser amigos de Deus, ser filhos de Deus, sem ao menos dar ouvidos a Sua voz.

O salmista reforça seu sentimento lá no capitulo 119:97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”. O grande “Q” da questão está nisso: será que temos amado meditar na Bíblia Sagrada? É perceptível que o autor nos diz, mesmo que nas entrelinhas, que a sua meditação não está baseada em obrigações, ele não está ligado por conta de uma aposta perdida ou porque o pastor obrigou a fazê-lo. Ele entende que Deus nos fala por meio de Sua Revelação e é nela que ele busca ser orientado pelo Senhor.

O salmista nos mostra que quando temos amor pela Palavra de Deus, nós não sentimos peso algum ao meditar nela, pois são mais doces que o mel. Como está nossa relação com a Bíblia Sagrada? Ela nos dá sono, é cansativa, não tem nenhuma figurinha e por isso dificulta nossa leitura? Se esses são os motivos ou até mesmo outros, pelos quais nós a desprezamos, estamos caminhando em meio ao escuro, sem saber pra onde vamos e como nos livrar dos perigos.

Ela é lâmpada para os nossos pés e se queremos andar da forma correta, bem como saber aquilo que Deus quer pra nós, não existe outra fonte onde possamos buscar, senão na Sua Revelação.

Que o Senhor nos ajude a cada vez mais amar a Sua Palavra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s