ESPERAR, ESPERAR E ESPERAR… COMO É DIFÍCIL ESPERAR!

Imagem

Somos a geração da alta tecnologia, da informação instantânea, do aqui e agora. Os problemas devem ser resolvidos em curto prazo e as respostas devem ser imediatas, e com isso nada é mais difícil para nós do que esperar. Esperar pelo casamento tão sonhado, esperar pelos filhos tão planejados, esperar pela conclusão daquele curso que tanto nos esforçamos, esperar a realização de sonhos que alimentamos por boa parte da vida, enfim, esperar por aquelas benevolências que Deus misericordiosamente prometeu nos conceder nessa vida. Mas somos por natureza ansiosos, inquietos e impacientes. Simplesmente não sabemos esperar.

No entanto, bem diferente de nós, Deus não tem pressa e Ele não cederá ao nosso imediatismo, isso significa que nós temos que aprender a esperar. No Salmo 40 do versículo 1 até o 10, Davi dá graças a Deus declarando Sua bondade para com os que esperam nEle, no primeiro versículo ele diz: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” O salmista está dizendo que teve sua oração atendida, mas entre o seu clamor e a resposta de Deus houve uma espera, pois ele diz: “esperei pacientemente”, não foi no momento em que ele quis que Deus se inclinou para respondê-lo, mas quando Deus assim quis fazer. A partir do versículo 11 percebe-se que Davi está novamente com problemas, pois está apresentando ao Senhor a sua oração e clamando para ser atendido, e até mesmo pede para que Deus se apresse em socorrê-lo (v. 13) e conclui o salmo suplicando: “não te detenhas, ó meu Deus!”, pelo que tudo indica Davi teve que esperar até Deus respondê-lo de novo.

Às vezes parece que Deus faz com que as coisas caminhem lentamente, com o propósito de nos fazer esperar, vemos na historia de Lázaro, que embora ele estivesse muito doente ainda assim o Senhor Jesus demorou dois dias para chegar a sua casa (Jo. 11:6) e quando chegou parecia que era tarde demais (Jo. 11:17), mas a verdade é que Deus nunca está atrasado, em sua soberania absoluta Ele sempre está no controle do tempo e mesmo que aos nossos olhos pareça tarde, na realidade será sempre o tempo certo, sentimos que Deus demora em nos responder porque o tempo de espera é difícil e muitas vezes por causa da nossa incredulidade, pois quando olhamos e não vemos acontecer o que esperamos pensamos que Deus não se importa e não nos responderá mais. A incredulidade nos deixa confusos e não conseguimos entender porque temos que passar por isso, nessas circunstancias a espera se torna uma tortura. Não compreendemos que o tempo de espera é também de preparação, estamos sendo conformados à imagem de Cristo e uma das implicações disso é que teremos de seguir as pisadas que Ele deixou, viver como Ele viveu, uma vida de obediência ao Pai e se o Pai nos mandar esperar, nos compete obedecer. Portanto, se temos que esperar que façamos isso como filhos amados, confiando na benevolência do nosso Pai, pois Sua Palavra nos assegura, e Seu testemunho é fiel e verdadeiro, de que Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos Seus Filhos, que Ele se inclina para responder a oração daqueles que esperam por Sua providencia, que Ele mesmo determinou o tempo e as estações e que com isso nós não temos motivos para nos angustiarmos e vivermos abatidos e desanimados.

Assim como o apostolo Paulo, devemos aprender a estar satisfeitos em todas as circunstancias em que nos encontrarmos, na abundância, ou na escassez, na solidão, ou entre aqueles que amamos, na espera, ou na concretização, seja qual for a situação, que estejamos sempre satisfeitos em Deus, e para isso é preciso cultivar uma vida de oração particular e estudo diligente da Escritura. Assim o tempo em que Deus determinou para nós esperarmos será um período produtivo onde podemos crescer em santidade, zelo devorador e conformidade ao caráter de Cristo, vivendo de maneira digna do Seu reino e sendo consolados pela alegria e paz que procedem da Sua presença.

 

Sonaly Soares.
https://www.facebook.com/sonalyteo.ref

Anúncios

5 comentários

  1. Esperar é o preço que se paga pela confiança em Deus. Saul não esperou a chegada de Samuel para a oferta de seu sacrifício e foi rejeitado. Mas a longanimidade é, também, fruto do Espírito.

    O tempo pode provar a eternidade de um amor. Assim, bom é ter refúgio no Senhor misericordioso, fiel, companheiro, generoso, salvador (Lm 3:22-26). Olhemos para Cristo e entendamos qual seja a sua vontade – não duvidemos de suas promessas, de suas doces consolações, de seu socorro providencial, de sua graça paternal.

    A sabedoria é o que mais precisamos ter. Depois disso, precisamos aprender a obediência (que é sofrer ao andar pelo apertado caminho que leva à vida). Enfim, carecemos de amar e dar a vida pelos nossos amigos, como Cristo fez por nós. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos (I Jo 5:2).

    Como Jacó que aguardou por amor a Raquel, 7 anos e 7 dias, assim guardemos o nosso coração. E se a nossa vontade e desejo não se cumprirem, mesmo assim entreguemos nosso caminho a Deus e deixemos que o Espírito Santo nos guie a toda a verdade, a fim de cumprir com alegria a carreira que nos foi proposta (At 20:24).

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esperar não é fácil más quando esperamos no Senhor ,a certeza que temos que não esperamos em vão.Sempre que esperamos esperamos com esperança de que álgo vai acontecer porque Deus e a nossa esperança nessa espera,que esperamos,esperamos com confiança na certeza que o Senhor é poderoso para escrever uma nova história em nossa vida.Esperamos na sua palavra que fiel e verdadeira cheio do Espírito Santo.

      Curtir

  2. Palavra abençoada que Deus os abençoe grandemente! ♥
    Esperar a providência de Deus não é facil, mais a nossa alegria tem que estar primeiramente em Deus e não no que Ele pode fazer por nós. E difícil mais vai valer a pena!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s