JOVEM! VOCÊ VIVE E PREGA O VERDADEIRO EVANGELHO? (PARTE 2)

1

Graça e paz irmãos! É um prazer estar aqui escrevendo mais um texto para aprendermos um pouco mais sobre O Evangelho.

Na segunda parte do texto “Jovem! Você vive e prega o verdadeiro Evangelho?” vamos aprender um pouco sobre quatro características que podemos enxergar no Evangelho, e, que também são atributos de Deus.

Como vimos no texto anterior, existem três pontos que resumem bem o verdadeiro Evangelho, e para recapitularmos, esses pontos foram; Cristo, que é O Ungido de Deus para salvar o Seu povo escolhido; A Cruz, que é a chave do Evangelho (a morte da nossa carne); A Renuncia, onde o homem deve renunciar tudo que não for da vontade de Deus.

Vamos tomar como base o texto de Romanos 1, dos versículos 16 ao 18 para estudarmos os 3 primeiros pontos que são:

O Poder de Deus:

Porque esse Evangelho é tão poderoso?

A resposta dessa pergunta é muito simples para nós cristãos, o próprio texto do apostolo Paulo aos Romanos nos responde isso: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego “(Versículo 16). Paulo nos mostrar que a nossa salvação vem do poder de Deus em seu Evangelho (através da cruz como vimos anteriormente), não precisamos acrescentar ou enfeitar nada ao Evangelho, o sacrifício já foi feito por obra do próprio Deus pelo seu Filho.

Podemos enxergar também que o poder do Evangelho só pertence a Deus, e é algo essencial dEle, por o homem está em meio ao pecado, e somente o poder de Deus trás uma nova vida a este homem.(Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6).

O evangelho revela a justiça de Deus:

           O Evangelho também revela a justiça de Deus.(Romanos 1.17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé).

Mas, como podemos enxergar essa justiça? Que Justiça seria essa?

Primeiramente, essa justiça não faz parte do nosso bem estar social, também não é uma sede de vingança do homem. O Evangelho expõe a justiça de Deus, e mostra que nós pecadores por si só somos incapazes de sermos justos perante Ele. Porém quando Cristo faz parte da nossa vida, Deus vê a nossa fé que é a justiça de Cristo em nós. (Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26).

Mesmo que Deus nos mandasse diretamente para o inferno Ele continuaria sendo um Deus Justo. Por isso devemos ser sempre gratos por Ele ser o Justo e o Justificador da nossa fé (Romanos 1.17).

 

O evangelho revela a ira de Deus:

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18.

 Contra quem Deus está irado?

Vamos analisar um pouco dois textos

            Romanos 3: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só(versículos 10-12).

            Salmos 14: O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um(Versículos 2-3).

 Forte? Creio que bastante.

Deus está irado com a humanidade desde o momento em que ela se corrompeu completamente com o pecado desde o Éden, quando o homem deixou completamente de seguir os decretos estabelecidos por Deus.

 Como essa ira é aplacada?

Essa pergunta é respondida com um simples texto que encontramos no livro de João:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36.

Falar sobre a ira de Deus não é encher o nosso ego ou nos tranquilizar sobre o nosso estilo de vida, mas fazer com que tenhamos tremor e temor(O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10). Somente quando o evangelho provoca o santo tremor de Deus podemos ser apreciados pelas verdadeiras boas novas que O constituem.

Somente quando somos justificados por Cristo é que a ira de Deus é apaziguada em nós. Mas através dessa justiça e dessa ira podemos enxergar o amor de Deus para com o seu povo.

 

O evangelho revela o amor de Deus:

Deus mostra o seu amor por nós, pois estando irado com toda humanidade aprouve a Ele mandar Cristo a cruz para que mediante o Seu sacrifício a ira de Deus fosse aplacada e mediante a fé que se tem no sangue de Cristo, e através desse poderoso amor, o homem é salvo.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:4-7.

 

Será que nós temos pregado este Evangelho? Ou estamos pregando somente aquilo que nós gostamos?

Que a verdadeira mensagem do Evangelho seja vivida e anunciada por nós que somos povo de Deus. E que ele derrame graça em nossas vida para que sempre tenhamos a consciência de fazermos a vontade dEle.

 

Tiago Silva

https://www.facebook.com/tiago.silva.39

 

Anúncios

1 comentário

  1. A cada dia vejo a necessidade de pregar o evangelho mais fielmente a Cristo.

    Texto bastante direto e sucinto, Tiago.

    Deus nos dê a graça de viver e participar deste evangelho tão puro e simples.

    Amém.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s