IDOLATRIA – UM MAL DE TODOS

                                  10473115_657812837640064_6904016409845420217_n

”O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17.9)

Levante a mão quem não é idólatra? Ah, você pode pensar que idólatra sempre é o outro não é verdade? Idólatra é aquele sujeito que ama seu cantor favorito e o segue em todos os lugares sempre, idólatra pode ser aquela mãe que sufoca seu filho a ponto de não deixá-lo viver e seguir seus passos sozinhos, ou até mesmo, idólatra pode ser aquela mulher que coloca seu relacionamento amoroso no topo de suas prioridades de vida. Não se identificou em nenhum desses três pontos?
João Calvino disse: “A natureza humana é uma fábrica perpétua de ídolos.”.
Quando pensamos em idolatria pensamos somente no quanto os outros ao nosso redor são idólatras, mas nunca paramos para pensar o quanto nós mesmos somos idólatras também. Idolatria vive no nosso coração desde quando o pecado entrou no mundo por Adão e Eva. “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21).
O que a idolatria é:
• Idolatria é o homem tirando Deus de seu devido lugar, o centro, e colocando outros ‘objetos’ para servirem de adoração.
Na maioria das vezes, quando a Bíblia fala de idolatria ela se refere aos homens que faziam imagens, esculturas para serem adoradas, e não adoravam a Deus, que é o único digno de adoração. Hoje, vemos idolatria em muitas das áreas da nossa vida. Somos idólatras até nos estudos. Quando pensamos em fazer determinada faculdade e nós ‘matamos’ por ela, dizemos que o nosso curso é o melhor ou que nos dará uma melhor renda no futuro, estamos sendo idólatras. Somos idólatras quando amamos um cachorro mais do que uma pessoa. Somos idólatras quando amamos o nosso carro, a nossa casa, o nosso conforto, o nosso dinheiro. Tá difícil não ser idólatra não é?
O problema da maioria dos cristãos evangélicos é acharem que os idólatras são as pessoas de outras religiões. Mas o próprio cristão é idólatra quando exalta homens e os coloca no lugar de deuses. Quantas vezes não vemos cristãs exaltando determinados pregadores como se eles fossem o próprio Jesus aqui na terra. Mas sabemos bem que só há um Deus, um só Senhor e um só Salvador, fora isso só há pecadores carecidos de Graça e Misericórdia.
“Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Quan¬do qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria.” (Ezequiel 14.4).
Outro tipo de idolatria bem comum no meio cristão é a idolatria de si mesmo. Há um livro de R. W. Gleen de nome Um ídolo chamado Eu, onde o autor diz: “Você não é culpado mil vezes de procurar a si mesmo para resolver o que, no fundo, você sabe que só pode ser resolvido pelo Senhor por meio de arrependimento e fé? Somos culpados disso mil vezes. Estou certo de que você é culpado por várias razões, no mínimo por você viver uma cultura de autoajuda.”
Passamos boa parte do nosso tempo buscando respostas dentro de nós mesmos e sim, isso é idolatria. As Sagradas Escrituras são o nosso ponto de partida em tudo, decisões, caminhos, devoção e salvação. O que a Palavra nos fala? “Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. (Lucas 5.31-32). Jesus morreu na cruz pelos pecadores, os filhos de Deus que precisavam voltar-se em arrependimento para o Pai. É isso que a Bíblia fala que somos: pecadores. Mas pecadores que tem um Cristo que foi à cruz pelos nossos pecados.
“… a razão da morte e da ressurreição de Jesus por você foi para libertar você de viver para si mesmo, para você viver para Cristo, que é o propósito da sua existência.” (R. W. Gleen).
Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram. (Isaías 2.8).
Richard Keyes disse: “Toda sorte de coisas são ídolos em potencial, dependendo somente, das nossas atitudes e ações concernentes a elas… Idolatria pode não envolver negações explícitas da existência de Deus ou de Seu caráter. Ela pode vir também, na forma de um afeto excessivo a algo que é, em si mesmo, perfeitamente lícito… Um ídolo pode ser um objeto físico, uma propriedade, uma pessoa, uma atividade, uma posição, uma instituição, uma esperança, uma imagem, uma ideia, um prazer, um herói, qualquer coisa que possa substituir Deus”.
“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17.10).

Esse texto é apenas uma introdução do assunto da Idolatria, nos próximos textos tratarei mais do tema. Sigamos o conselho de Deus e fujamos desse pecado.
Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (1 Coríntios 10.14)

LARYSSA LOBO
https://www.facebook.com/laryslobo

Anúncios

1 comentário

  1. Esperando a parte 2.
    Graças a Deus que o Seu Espírito é ciumento e nos dá a tristeza que necessitamos para o arrependimento, quando estamos nos afastando dele.
    Melhor ainda é que Ele nos dá a alegria para saber que estamos agradando a Ele, quando vamos nos aproximando de Seu perfeito plano e benigna vontade para a nossa vida.
    Logo, ele nos guia os passos, dirige nossos caminhos, soberanamente, e nos preserva, por amor do Seu nome.
    Livra-nos, Senhor, de todo orgulho e iniquidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s