CULTIVANDO UM PENSAMENTO DE GRATIDÃO

images (3)

Há alguns verões atrás, meu filho, Matt, que tinha acabado de se mudar de volta para casa depois de ter estado afastado por oito meses, entrou na cozinha, me deu um grande abraço, e exclamou: “Mãe, obrigado, muito obrigado por dobrar a minha roupa!”.

Meu primeiro pensamento foi o de verificar a testa dele para ver se ele estava com febre. Meu segundo pensamento foi que ele estava prestes a pedir dinheiro e estava tentando me iludir. Mas ele não parecia febril, e o pedido de dinheiro não veio. Então, no final, eu decidi que nada o tinha motivado exceto pura gratidão. Esse abraço fez valer o meu dia! Eu me senti tão satisfeita pelo fato de que ele tinha notado o que eu tinha feito e que ele estava sendo verdadeiramente grato por isso.

A Importância da Gratidão

É importante expressar gratidão. Um simples “obrigado” mostra que nós reconhecemos que recebemos algo que o doador não tinha a obrigação de dar. Esse sentimento protege contra uma atitude de egocentrismo e direito. E isso contribui para uma atmosfera de boa vontade no relacionamento. Quando não há gratidão, o doador se sente desvalorizado e pode tornar-se desanimado e relutantes em “dar” algo novamente.

A gratidão não só é importante nas relações humanas, também é importante na nossa relação com Deus. Davi, o salmista, sabia disso. Ele tomou nota das coisas maravilhosas que Deus fez e continuamente manifestou o seu afeto por elas. Davi disse:

Que eles deem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens. Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria. (Salmos 107.21-22)

A palavra bíblica de ação de graças em grego é o EUCHARISTOS. Algumas tradições da igreja usam isso como o nome para a Ceia do Senhor, na Eucaristia. EUCHARISTOS significa “consciente de favores”, “conscientes da vantagem recebida”, “grato”, ou simplesmente “agradecido”. Dar graças vai muito além de rezar antes de comer a nossa comida. Segundo as Escrituras, é uma das disciplinas básicas da vida cristã. A Bíblia ordena: “Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2).

 

Orações de Ação de Graças

As suas orações são cheias de ação de graças? Orações de agradecimento são um pouco diferentes do que as orações de louvor ou adoração. Em oração de louvor e adoração, exaltamos quem é Deus e Seus maravilhosos atributos de santidade, amor, justiça, justiça, e assim por diante.

Mas, em ação de graças, a oração é um pouco modificada. Eu reconheço o benefício daquilo que Deus tem feito. Lembro-me de seus dons, e deixo-O saber que eu sei de onde todas as bênçãos em minha vida têm vindo. Todas as coisas que eu gosto, como a vida, saúde, amigos, família, e até mesmo a beleza da neve empilhada nos galhos do pinheiro no meu quintal, tem vindo de Sua mão. Em reconhecimento a isso, eu paro o que estou fazendo, para dar a Deus um grande abraço (por assim dizer), e bendigo-O dizendo: “Muito obrigado !!!”

Um milhão de agradecimentos

Um item enviado para direitos de autor na Biblioteca do Congresso foi um livro escrito por um lunático empresário do Texas, que destina-se a distribuir cópias para os seus clientes e amigos. O título do livro foi Um Milhão de Agradecimentos, e consistiu na palavra “obrigada” repetida um milhão de vezes ao longo das páginas.

Quantas vezes não paramos para dar graças a Deus? Uma vez por dia? Duas vezes por dia? Três vezes por dia? Se tivéssemos que dar graças a Deus três vezes por dia, que equivale a cerca de 76 mil expressões de agradecimento em toda a vida. Isso não chega nem perto dos milhões de graças do que o empresário do Texas estava disposto a dar a um cliente por apenas um pequeno favor.

Quando acordou e vi o sol brilhando, esta manhã, você deu graças?

Quando você foi para seu armário e este estava cheio de roupas, você deu graças?

Quando você sentou-se na cozinha e seus filhos vieram pulando, você deu graças?

Quando você estava dirigindo na estrada e foi cortada no trânsito, você deu graças?

 

Ação de Graças é por nós

I Tessalonicenses 5.18 diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” Uma tradução diz “… Esta é a vontade de Deus… Para convosco.”.

É a vontade de Deus para “convosco”, que você dá graças em todas as circunstâncias. Você vê, ação de graças não é tanto para o seu benefício, como é para o nosso. Ele nos muda. Ele nos ajuda a manter o foco em Deus e Sua graça e bondade e as riquezas extremamente abundantes que temos em Jesus. Ele nos ajuda a permanecer atento a ele e viver nossas vidas corretamente. E, no final, é o que Ele honra a mais. A vida de gratidão reflete a glória de Deus.

Então, vamos fazer um ponto de ter uma atitude de gratidão. Assim como Davi, vamos resolver: “Eu te darei graças ao Senhor com todo o meu coração: Eu vou contar todas as suas maravilhas que eu estarei contente e exultar em ti ó Altíssimo.” (Salmos 9. 1- 2).

É a sua vez. O que você é grato para? Você pode pensar em dez coisas? Ou vinte? Tome um momento para orar e agradecer ao Senhor por essas coisas.

MARY KASSIAN

Copyright Revive Our Hearts. Taken from Nancy Leigh DeMoss’ Becoming a Woman of Discretion. Used with permission. www.TrueWoman.com.

TRADUZIDO E EDITADO POR: LARYSSA LOBO

 https://www.facebook.com/laryslobo

Um comentário sobre “CULTIVANDO UM PENSAMENTO DE GRATIDÃO

Deixe um comentário