DEFENDA O SEU BEM MAIOR!

1

Graça e paz queridos leitores do blog Cristãos Contra o Mundo.

Nesse último dia do ano gostaria de fazer uma breve reflexão em um texto bem curto que se encontra no livro de 2° Timóteo 4: 6-7, e que traz uma grande lição para nossas vidas.

No começo do texto o apóstolo Paulo está passando para Timóteo as suas última lições e relembrando tudo que lhe ensinara. Como em uma prova de revezamento, na qual o atleta passa o bastão para o próximo e assim cada um vai passando o bastão até o objetivo estabelecido ser completado, Paulo está como que entregando o bastão da sã doutrina ao jovem Timóteo.

Essa será a nossa primeira reflexão: Que lições temos passado para o próximo? A verdadeira mensagem do Evangelho tem sido levada adiante por nós?

Seguindo o texto chegamos aos versos 6 e 7, nos quais quero me deter um pouco e extrair mais algumas lições para nós.

Certamente Paulo sabe que sua morte será em breve. Mas, além disso, ele também sabe para onde vai, sabe que está a caminho do seu verdadeiro lar onde descansará por toda eternidade. Porém, antes de se despedir completamente, o apóstolo deixa outra lição para Timóteo e que se aplica a nós perfeitamente: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Permitam-me usar mais dois exemplos que nos ajudarão a esclarecer melhor essa lição.

Recentemente, comecei a ler um livro sobre uma crônica medieval chamado 1356, do autor Bernard Cornwell, no qual logo no início da história o personagem frei Ferdinand carrega a espada la Malice e deve impedir que a tomem até que ele a coloque no local seguro, passando por grandes perigos.

Outro exemplo se encontra no filme O Livro de Eli, no qual o personagem porta a última Bíblia existente no mundo e deve leva-la ao local estabelecido, enfrentando homens que querem tomar esse livro.

A minha lição aqui, querido leitor não é perguntar com qual personagem ou qual tipo de objeto você se identifica, mas se o seu bem precioso é a sua salvação e se você tem levado e defendido a Jesus Cristo, o único dono dessa salvação?

Será que, assim como Paulo, podemos dizer que completamos a carreira e guardamos a fé? Temos defendido as verdades do evangelho assim como os personagens citados acima defenderam seus objetos? Como seremos lembrados pelas futuras gerações?

São perguntas que devem sempre caminhar conosco, não somente no fim desse ano, mas durante toda a nossa caminhada cristã. Deus, sendo  misericordioso, nos deu exemplos de homens piedosos como o apóstolo Paulo, Davi, João Batista, Isaías, Jeremias e tantos outros, para que hoje possamos lembrar deles e nos espelhar, porém sempre olhando para o maior de todos os homens que é Jesus Cristo.

Que Ele nos abençoe e derrame graça e misericórdia em nossas vidas. Um feliz 2015!

Tiago Silva
https://www.facebook.com/tiago.silva.39

Anúncios

1 comentário

  1. De fato, Tiago, devemos transmitir não somente o nosso conhecimento da salvação, mas também o nosso amor para com o próximo, o qual não deve ficar escondido para nós, porque é a nossa dívida para com todos.

    Contando com a graça que o Senhor nos dá para completar a nossa carreira, devemos animar os nossos irmãos, soldados do mesmo exército e mesmo Rei – nossos coerdeiros em Cristo – para que não desfaleçamos nas provações deste mundo.

    Devemos relembrar a vocação destes irmãos e orar por eles (1:3-5), encorajar-nos uns aos outros (1:6-12), valorizar e honrar cada pequenino do reino de Deus (1:13-14), sofrer com os sofrimentos do irmão e dar graça através de palavras animadoras a cada um que nos ouve (2:1-7). Precisamos olhar frequentemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus Cristo (2:8-13), e evitar falatórios inúteis, questões profanas e paixões mundanas, que nos serviriam de laço para a alma (2:14-26).

    Devemos entender que o mundo vai de mal a pior (3:1-9) e é natural sermos perseguidos por amar a verdade (3:10-13). A Escritura é um recurso bastante valioso, não a desperdicemos (3:14-17)! Cumpramos cabalmente o nosso ministério e comemoremos juntos no nosso lar celestial (4:5,18). A graça seja conosco!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s