A SANTIFICAÇÃO TEM A VER COM RELACIONAMENTO

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb. 12: 14

4-1501051RZ20

Juli Camarin[1]

            Seguindo o exemplo estabelecido pelo Senhor Jesus, devemos lançar fora tudo o que nos impede de olhar para Ele como nosso exemplo de perseverança e fé (Hebreus 12: 1-3). Uma maneira de conseguir isso é viver em paz com os outros e buscar a santidade.

A santidade pode ser definida de duas maneiras. A primeira santidade significa consagração e purificação, é o resultado de ser separado para Deus (I Coríntios 1:30, II Tessalonicenses 2:13, I Pedro 1: 2). Isso acontece quando entramos em um relacionamento com Deus pela fé em Jesus (Atos 26:18, 1 Coríntios 6:11).

Paulo disse em Romanos: “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna” (Romanos 6:22). A santidade é, portanto, um subproduto da nossa união com Cristo, é, por assim dizer, a recompensa dessa união. Em segundo lugar, a santidade é também o efeito de ser consagrado ou separado. É a santificação de nosso coração que torna evidente aos olhos do mundo que temos uma união com Deus. É a conseqüência de deixar atrás antigos desejos e perseguir as coisas de Deus que atestam de que fomos regenerados. A santificação é um processo para o crente (I Ts. 4: 3-4, 7, Rm. 6:19, 22, I Tm 2:15, Hb 12:14).

No Novo Testamento, o processo de santificação ou santidade pode ser entendido desta maneira, primeiro é a vontade de Deus para o crente (I Ts. 4: 3). Em segundo lugar, é ensinado por Sua Palavra (Jo 17: 17-19, Sl 17: 4, 119: 9). Também, o Espírito Santo é o agente em santificação (Rm 15:16, II Ts 2:13, I Pd 1: 2, I Coríntios 6:11). E, por fim, a santidade deve ser perseguida pelo crente (Hb 12:14). Devemos ser erguidos pela obediência à Palavra, seguindo o exemplo de Cristo Jesus, de acordo com o Espírito Santo, que permite que essa mudança aconteça.

O relacionamento com Cristo e a atenção à Sua Palavra , levará a um desenvovimento natural rumo a santidade. É por isso que, como crentes, devemos buscar a santidade; Deixando que Sua verdade e Espírito que é Santo, opere as mudanças necessárias em nós, de dentro para fora. Deixar o que está dentro de nós, igualar o que o mundo vê, uma vida separada, santificada e santa. Sem ela, outros não verão o Senhor operando em nós. Esta é uma verdade incrível! Deus nos santificou e nos separou. Ele nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida santa. Respondemos buscando a santidade em cada aspecto de nossa caminhada com Ele. Pela Sua Palavra e pelo Seu Espírito, somos transformados e todos em redor irão experimentar o resultado da nossa santificação!

[1] O artigo na íntegra, em inglês está disponível em: http://www.jcblog.net/hebrews/12/14/holiness-is-the-byproduct-of-relationship

.

 

______________________________________________

Rebeka Cavalcant

Deixe um comentário