SOLTEIRA SIM, SOZINHA NUNCA!

essa 2.jpg

Essa expressão é bastante conhecida no Brasil, surgiu através de uma música, porém, ao contrário do que a canção apresenta, eu venho falar que não estamos sozinhas, pois temos a CRISTO, nosso Senhor e Salvador.

Me propus a falar um pouco sobre a minha experiência de solteira, mas não sozinha (com Cristo), quero encorajar você, jovem moça, que está atordoada com o desejo de se sentir “completa” através de um relacionamento, seja casamento ou namoro. Tenho 24 anos, e nunca tive um relacionamento cristão, conversei com muitas pessoas, mas, nenhum era o meu amado que Deus está preparando.

Eu sei que você deve estar se perguntando, “como assim? ”, “como você consegue esperar tanto? ”, “porque nunca namorou? ”. Eu posso te responder que não era o que Deus pretendia ainda para mim, eu aprendi a confiar plenamente em sua soberania, e confiar que na hora certa Ele mesmo fará tudo. Eu sempre tenho contato com jovens solteiras que vivem verdadeiras lutas diárias, pois veem suas amigas casando, outras namorando, até aquelas que nem pensaríamos que namorariam agora (rs), essas situações as deixam atribuladas, e desestimuladas, até mesmo na fé, como se Deus tivesse se esquecido delas, como se aquele desejo de casar e ter filhos fosse vão. Amadas, quero dizer, que um dia pensei assim, mas com o passar do tempo e das inúmeras provas que o Senhor me deu, eu consegui enxergar que estou pecando em achar que o meu Salvador que cuida de todos os detalhes (Jeremias 29:11) da minha vida, que se preocupa até com lírios do campo (Mateus 6:25-34), poderia colocar esse desejo em mim e não supriria, e aqui eu me refiro apenas as mulheres que sentem de fato vontade de casar e ter filhos.

Aos poucos Deus me mostrou que eu não necessito da companhia específica de um namorado, para me sentir feliz no dia a dia, e que isso não significa que eu não deseje namorar um dia. Que assistir um filme sozinha no meu quarto é ótimo, que ir ao shopping sozinha é incrível, isso no tocante a coisas físicas, porque qualquer carência emocional o próprio Deus SEMPRE me supre, e deve ser assim mesmo enquanto você estiver casada, sua dependência emocional, é de Cristo. Me lembro de alguns meses atrás em que estava sozinha em casa me arrumando para ir ao shopping (ir sozinha), e me olhando no espelho eu parei para pensar “nossa! Eu vou sozinha”, mas rapidamente o Espírito Santo falou ao meu coração, me lembrando que eu não estava sozinha, que Deus estava comigo enquanto eu me arrumava, enquanto eu fazia meu passeio no shopping, e em todos os meus afazeres diários.  É importante destacar também, que devemos aproveitar para estreitar os laços com as nossas irmãs na fé, sejam elas solteiras ou não, e é uma oportunidade maravilhosa para você ter mais tempo com sua mãe, sua avó, sua irmã, ou irmão. Esse tempo em que você tem “liberdade” (pode se ler também disponibilidade) para estar mais próxima das pessoas que você ama, pois você não tem muitas responsabilidades quanto teria se fosse casada. Já parou para pensar com relação a salvação da sua família? Aquele sábado à noite em que seria preenchido com o seu namorado, poderia ser preenchido com uma visita evangelística aquele parente que ainda não conhece a Cristo, com estudos bíblicos familiares ou com amigos. Você hoje dispõe de um tempo que não disporá por boa parte da sua vida. Em alguns anos, você terá marido, filhos, e talvez até o trabalho para conciliar, você desejará se sentar sozinha para ver um filme e não vai poder, você desejará visitar aquele irmão doente, mas precisa terminar os afazeres domésticos. Óbvio que depois de casada sua vida cristã não vai morrer, mas, você disporá de menos tempo do que dispunha enquanto solteira.

Quero deixar aqui algumas dicas que podem ajudar vocês, são maneiras de não se sentir sozinha (e de entender que Cristo está com você):

LEIA A BÍBLIA. Mantenha uma rotina de leitura Bíblia diária, se aprofunde nas escrituras, conheça o Deus que você serve, conheça as histórias das grandes mulheres bíblicas, leia a história de Ester, de Rute, de Ana, aprenda com essas mulheres, pois tudo isso irá te preparar para a vida a dois, mas também te fortalecerá, como você pode sentir um Deus que não conhece? Afinal, como você pode ser preenchida por Ele se você não dá valor à Santa palavra? Faça devocionais diários, sozinha, ou junto com outras irmãs na fé. 

→ ORE. Através da oração somos fortalecidos, Deus nos ouve, mas também conseguimos ouvir a Deus, conseguimos ter mais intimidade com o nosso Senhor, conseguimos desabafar naqueles momentos de maior angústia em que ninguém pode nos ouvir. Ore pelas almas perdidas, ore por seus planos, por seu caráter, mas lembre-se sempre de orar por seu futuro marido, ore para que Deus o faça crescer em graça, ore para que você aprenda cada dia como amar ele. ‘’Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.”  (Tiago 4:8)

→ ESTEJA SEMPRE NA IGREJA. Minha cara irmã, não permita que outros eventos a distanciem da sua família na fé, esteja sempre presente nos cultos dominicais, mas também em outros cultos como o de doutrina (se houver), ou estudos realizados na igreja, não se distanciem dessa realidade, os convites para sair das amigas mundanas não podem ser mais fortes do que seu compromisso com Deus, isso te deixará cada vez mais preenchida por Cristo.

NEGUE-SE A SI MESMA. Reconheça sua condição de pecadora, e negue-se todos os dias, para que as pessoas vejam a Cristo através de você, seja sal e luz onde você estiver, viva de modo em que os ímpios temam pecar perto de você. 

OUÇA BONS CONSELHOS. Procure ouvir conselhos de irmãs mais velhas que você, que tem muito a ensinar, procure ler livros de mulheres tementes a Deus, pois muitas vezes as mais jovens desperdiçam conselhos de ouro de senhoras que teriam muito a ensinar. Não desperdice isso, mas ouça conselhos CRISTÃOS e não mundanos. 

AME MAIS A CRISTO. Ame a Cristo acima de QUALQUER COISA, não importa a coisa, ame a Cristo mais do que você poderia amar a sua futura família, ame a Cristo mais do que você ama a seus pais, mais do que você ama a si mesma, ame mais aquele que deu sua vida em favor do perdão por seus pecados, ame mais aquele que te livrou da ira de Deus, o ame mais do que tudo! (Salmos 42:1-2)

Por fim, quero encoraja-las a não desistir do seus desejos de constituir família, essa é sim a vontade de Deus, mas Ele tem seus desígnios santos, Ele te sustentou até agora, está cuidando dos seus passos, e com toda certeza está cuidando do seu futuro marido, talvez ele ainda não seja um convertido, talvez ele ainda não more na sua cidade, talvez você ainda não more na cidade dele, talvez vocês ainda não se conheçam, ou talvez até já se conheçam. Pense nisso, apenas confie em Deus, e em sua soberana e Santa VONTADE. Que Deus seja glorificado através da vida de cada uma de vocês. Amém!

Soli Deo Gloria.

 

Rebeka Cavalcante. (@rebekacavalcant)

Deixe um comentário