A nossa Esperança em meio ao tumulto

26167695_1551329574955048_3200602983854809375_n
“Vivemos tempos loucos”, não lembro quem disse isso, mas essa é uma sentença verdadeira. Nessa chamada pós-modernidade é exigido ao homem diversas coisas, em diversos lugares, em diversos tempos, quando não pensar em tudo ser feito ao mesmo tempo.

Você tem que trabalhar, mas após o trabalho já tem que ir para a aula, seja de um cursinho de língua, ou ir a faculdade, mas não esqueça, quando chegar em casa ainda tem aquela questão do trabalho que ficou mal resolvida durante o dia e que se não for resolvida poderá impactar diretamente na produção do outro dia de trabalho. Mas ao mesmo tempo que tem esses lugares, esses trabalhos, ainda tem o tempo, seja o tempo de dar atenção a alguém, seja o tempo de descanso, seja o seu próprio tempo de relacionamento com Deus, tudo anda “em meio a bagunça dos dias loucos”.

Nesses dias perturbados a esperança pode ser um tema desvalorizado, mas porquê? Porque tendemos a pensar que esperança é um assunto que diz respeito ao futuro. De fato, a esperança está ligada ao que esperamos do amanhã, mas ao cristão, a esperança tem que ser assunto do seu hoje, tema diário do seu viver.

Salmos 146:5. Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus.

Ao cristão é esperado que ele viva aqui no mundo, mas tenha a sua esperança certa em Cristo. A eternidade parece estar longe, a nossa morada está pronta, mas ainda não. (Lembrou da música de Palavrantiga também? Rsrs), mas enquanto esperamos o “ainda não” temos que viver o hoje de maneira que reflitamos em que acreditamos. Gosto do que Tito diz em sua carta: Tito 3:7. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hoje esperamos a volta de Cristo para buscar a sua Igreja, mas enquanto não desfrutamos desse dia, devemos ter essa Espera em nosso coração.

Lamentações 3.26. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

Como seria diferente se a Esperança permeasse o nosso dia a dia, vejamos algumas aplicações possíveis:

  • Trabalharíamos melhor, porque descansaríamos no Deus que trabalha em nós e nos dá Esperança de vida eterna.
  • Usaríamos melhor o nosso tempo, porque saberíamos que Cristo morreu para nos dar vida, e vida essa que deve glorificar o Seu nome, pela Esperança que temos em sua ressurreição.
  • Nos relacionaríamos melhor porque pensaríamos que estamos no relacionamento com alguém que é imagem e semelhança do Senhor, alguém a quem devemos cuidado, amor e ser reflexo da Esperança.

1 Coríntios 15:19. Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

Cristão, que a esperança seja viva em teu coração, moldando seu viver diário, seus pensamentos e atitudes. Não seja dirigido pela loucura dos dias, pela pressão dos afazeres diários. Que o Deus vivo preencha seu coração com Graça e misericórdia, afim de que seus dias sejam plenamente vividos para a sua Glória.

Romanos 15:13. Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

 

  • Laryssa Lobo (@laryssalobo_ )

 

Deixe um comentário