ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.

mae_orando.jpg

“Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu” Mt. 6: 10

Na terceira petição da oração do Senhor, Jesus nos instrui a orar para que a vontade de Deus seja feita. Esta solicitação decorre da petição de que venha o reino de Deus, pois o Reino do Senhor está presente onde encontramos justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Tais frutos são possíveis apenas quando fazemos a vontade de Deus.

No entanto, pode parecer estranho orar para que a vontade de Deus seja feita. A Escritura é bem clara de que a vontade de Deus sempre é feita. Efésios 1: 1, por exemplo, explica que o Senhor “Faz tudo de acordo com o conselho da sua vontade“. Salmo 115: 3 acrescenta: “nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que quiser“. Tais passagens se referem ao que comumente se chama de vontade decretiva de Deus. De acordo com Deuteronômio 29:29, que nos diz que há algumas coisas que o Senhor revelou e algumas coisas que Ele não revelou, os teólogos reformados distinguem entre as vontades decretivas e preceptivas de Deus[1]. A vontade decretiva refere-se ao decreto soberano de Deus de tudo o que acontece. Na maior parte, esta vontade está escondida de nós, mas inclui tudo o que realmente acontece na criação. Se Deus ordena algo em Sua vontade decretiva, certamente acontecerá.

A vontade preceptiva do nosso Criador, por outro lado, refere-se a aquelas coisas que Ele considera moralmente agradáveis ​​em si mesmas. Pense nos Dez Mandamentos – as coisas positivas que ele as impõem, como a preservação da vida, a castidade, o contentamento, e assim por diante são agradáveis ​​a Deus. É Sua vontade que tais coisas sejam feitas porque Ele as aprova. No entanto, sabemos que a vontade preceptiva de Deus é rotineiramente quebrada. As pessoas violam os mandamentos; eles vão contra Sua vontade preceptiva.  No entanto, em tais casos, observamos que eles não estão indo contra Sua vontade decretiva. Por causa de algum bem maior, Deus decreta algumas coisas que são em si mesmo detestáveis ​​- pecado – e que violam Sua vontade preceptiva. A crucificação de Cristo é um bom exemplo disso. Deus ordenou que aqueles que assassinaram Seu Filho fariam sua maldade. Considerado em si mesmo, ele odeia esse ato de injustiça (Atos 2:23). Aqueles homens que tiveram Cristo morto violaram a vontade preceptiva de Deus contra o assassinato. Mesmo assim, Deus decretou a crucificação para um bem final maior, a saber, a nossa salvação e a Sua glória (ver Romanos 8:28).

Então, orar para que a vontade de Deus seja feita é orar para que Sua vontade preceptiva seja mantida. No entanto, é mais do que isso. É pedir que as pessoas reconheçam que todos reconheçam que há uma vontade soberana por detrás de cada ação volitiva delas. Há um propósito maior por detrás de cada ação (Rm. 8: 23).

Pr. Clélio Simões

 

[1] Para ver mais sobre as duas vontade de Deus, acesse: http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/duas_vontades_deus_storms.htm

Clélio Simões é pastor na IV Igreja Presbiteriana, na cidade de Campina Grande – PB.

 

Deixe um comentário