POR QUE PASTORES PRECISAM ESTUDAR TEOLOGIA?

 

bible3.png

Como alimentar uma multidão sem ter comida? Como ensinar a Igreja sem conhecimento bíblico-teológico? Como aprenderão se não há alguém em potencial que lhes ensine? Como curar feridas sem remédio? Como afugentar falsos ensinos sem a verdade?

Assim como existem muitos profissionais bons, existem também os maus. Essa relação também é aplicada aos pastores no cenário da Igreja brasileira. Não temo em dizer, que há péssimos lideres prestando um grande desserviço a Igreja de Cristo.

Há muitas heresias em nossos dias. A propagação do erro se prolifera. Púlpitos sem conteúdo. Igrejas padecendo por falta de conhecimento. Líderes vazios de Deus e sua palavra, mas cheios de si mesmos. Tudo isso invoca a necessidade de pastores bem preparados pra pastorearem o rebanho do Senhor. A própria Escritura lida com a importância da busca do conhecimento, de modo específico aos pastores: “o coração sábio procura o conhecimento…” (Provérbios 15.14a). O pastor deve aplicar-se na busca do conhecimento, isso é vital.

Esdras é apresentado na Escritura como um grande líder do Antigo Testamento, nos seguintes termos: “Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para cumpri-la, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10). Ele buscou conhecer a Lei, para vivê-la e poder ensinar ao povo. Não deve ser assim com os pastores?

O apóstolo Paulo, também nos traz um exemplo magnífico quanto a diligência nos estudos, ele diz a Timóteo: “Quando vieres, traz a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos” (2Tm 4.13). Mesmo no limiar da morte, após ter escrito quase todas as cartas do NT, o apóstolo desejava, sobretudo, continuar aprendendo e crescendo através de leituras que fortalecesse sua vida espiritual.

É notório os inúmeros desafios que impedem a vida de estudos de um Pastor. Se o desejo do apóstolo Paulo era aprender, mesmo no final da vida, não deve ser diferente com os verdadeiros pastores. Sempre haverão de se preocupar em aprende para ensinar ao povo de Deus as verdades eternas da Palavra.

Todo pastor tem um compromisso com a Igreja de Cristo, torná-la cada vez mais coluna e baluarte da verdade. Deve alimentar o povo. Pregar o Evangelho. Expor todo o Conselho de Deus. Tornar clara a Lei do Senhor para toda a Igreja. O pastor deve trazer a Escritura para o púlpito, fazê-la conhecida no aconselhamento e em todo âmbito educacional da Igreja.

Por fim, deve levar as ovelhas aos pastos verdes da Sagrada Escritura. Nada disso será possível sem o uso da diligência nos estudo da Palavra de Deus, na busca do conhecimento da Bíblia, através de bons livros e na procura de uma boa formação teológica. Minha oração é para que Deus suscite em nossos dias, homens zelosos com a Palavra, que sejam piedosos e saibam o lugar do estudo na vida ministerial. Por que pastores devem estudar teologia? Pela mesma razão que um médico deve estudar medicina e um advogado deve estudar direito.

 

  • Messias Moura

Pastor Licenciado – IPB, mestrando pelo CPAJ-SP, e administrador da pagina Leitura Reformada no instagram.

@leitura.reformada @messiasmoura

 

Deixe um comentário