7 COISAS QUE A SUA IGREJA PRECISA DE VOCÊ

Não muito tempo atrás eu tive a oportunidade de falar a um grupo de jovens de diversas igrejas da nossa cidade. Eu escolhi falar sobre como qualquer cristão (não só os jovens) podem fazer a igreja melhor mais forte. Aqui está alguma das coisas que eu trouxe: 7 coisas que sua igreja precisa de você.

Sua igreja precisa que você…

… Seja humilde

Não existe qualidade mais importante que a humildade. Embora a humildade não venha naturalmente para qualquer um de nós, ela pode ser aprendida, porque aqui está o ponto: humildade não é um sentimento ou uma atitude – é uma ação. Se você quer aprendera humildade, precisa agir humildemente. Aqui vai três dicas rápidas para se tornar humilde:

  • Encontre cristãos maduros que exemplifique a humildade e passe tempo junto deles. Aprenda deles e como ser parecido com eles.
  • Seja voluntário para as tarefas mais simples. Não peça para estar a vista de todos quando estiver servindo, mas se contente em ficar nos bastidores.
  • Conheça a Jesus. Foi Jesus quem disse: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado (Mateus 23:12). E foi Jesus quem mais se humilhou e foi o mais exaltado.

… Priorize a Igreja

Toda igreja tem pessoas que dão ao culto publico[1] pouca prioridade. Essas são as pessoas que só vão a igreja quando é conveniente e que usam qualquer desculpa para perder um dia ou um trabalho. Toda igreja precisa desesperadamente de pessoas que façam das reuniões uma prioridade máxima. Hoje é o dia de começar a aumentar a importância da igreja em sua vida.

Deixe-me dar duas razões:

  • Primeiramente, você irá precisar da sua igreja. Deus te fez parte da igreja para seu próprio bem. Você não tem vida em si mesmo. Você não é forte o suficiente, não é sábio o suficiente, não é maduro o suficiente, você não é piedoso o suficiente. Sem os lindos meios ordinários[2]de graça que você encontra na sua igreja, você não conseguiria. Sem a ajuda de seus irmãos e irmãs, você não conseguiria.
  • Em Segundo lugar, sua igreja precisa de você.Deus te fez parte da sua igreja para o bem de outros. I Pedro 4.10 diz, “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” Deus te deu um dom para você ser parte da sua igreja, e aqueles dons devem ser usados para o bem de outras pessoas. Então, priorize a igreja como expressão da generosidade para outras pessoas.

…Considere dar um dia a Deus.

Porque você não pensa em reservar um dia inteiro da sua semana e o dedica para Deus de uma maneira especial? Nós acreditamos que a lei do Antigo Testamento foi cumprida em Cristo, embora haja uma discordância entre os cristãos sobre as implicações disso. Mas mesmo que você acredite que a o mandamento do sábado não é mais obrigatório para nós, ainda há algo a aprender com ele.

O domingo muda completamente quando você dá o dia inteiro ao Senhor e ao seu povo. Agora você não está tendo que decidir se vai ou para aquela aula ou se participa daquele grupo que se reúne nos domingos à tarde. Você não está faltando a igreja durante a época de provas porque tem que estudar. Você não está saindo mais cedo para chegar em casa antes do jogo começar.Ao contrário, você está deixando para trás todos os cuidados da vida, e até mesmo muitas alegrias dessa vida e dedicando o dia inteiro para adorar, para a comunhão e para servir aos outros.

… Viva como um cristão durante toda a semana

É fácil demais ser cristão na igreja, mas você chega em casa. Mas você vai trabalhar. Mas você vai pra escola. E então você estará cercado por pessoas agindo de maneira impiedosa, e até pior; você é deixado a sós com seus próprios pensamentos e desejos. Mesmo assim sua igreja precisa de você para viver como um cristão durante toda a semana.

Cada um de nós lida com diferentes desafios e tentações. Mas a chave para viver como cristão durante toda a semana é gastando tempo na Palavra e oração todo dia. Fazendo disso uma prioridade, não importando quão ocupado você está, e não importando o quão louca a vida parece. Faça disso algo que você pratique, não importa o quanto você tenha pecado e quão pouco você queira praticar.Ore dia após dia, não somente por você, mas pela sua igreja. Tome o rol de membros e ore de A a Z, e então recomece. Faça da sua vida devocional algo que é feito não só para seu próprio bem, mas também pelo bem dos outros.

…Conheça pessoas diferentes de você

Igrejas são comunidades involuntárias — nós não escolhemos quem vai para elas, Deus sim. Então nós temos que aprender a viver com essas pessoas e amá-las, mesmo quando eles são muito diferentes de nós.. “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12:4-5).Se sua igreja está dividida de modo que os mais jovens saem juntos e todo o pessoal mais velho saem também juntos, ou se todas as pessoas com sotaque sair juntos e todas as pessoas sem sotaques saem juntos, isso faz uma indicação sobre o evangelho – que o evangelho não é grande o suficiente e poderoso o suficiente para realmente fazer as pessoas amarem uns aos outros, mesmo que eles são diferentes.  Então se comprometa a conhecer pessoas diferentes de você. Não há motivos para você não poder dizer que seus melhores e mais chegados (mais próximos) relacionamentos são com pessoas muito diferentes de você.

…Aprenda a generosidade

Poucas coisas mostram [o seu] coração melhor do que o dinheiro. O dinheiro mostra de maneira maravilhosa aquilo que você realmente acredita e valoriza. Não importa quem você é ou que estágio da vida você está, não existe melhor época do que agora para aprender a ser generoso com o seu dinheiro. A Bíblia diz: “Cada um dêconforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” Você deve dar, e deve aprender a fazer com alegria.

Aqui vai duas dicas rápidas:

  • Lembre-se de que o dinheiro não é seu. O dinheiro pertence a Deus — ele apenas nos deixa administrar. E ele quer quevocê administre bem e para a glória dele.
  • Dê primeiramente a Deus. Eu conheço pessoas que dizem que eles não podem ofertar para igreja, sendo que eles compraram um celular novo e levam um copo de Starbucks para igreja toda semana. Aprenda a dar as primícias e o melhor do seu dinheiro ao Senhor. Quanto mais difícil parecer, mais você precisa fazer.

…Seja um ótimo membro da Igreja

Torne-se inestimável para sua igreja, e faça isso servindo a outras pessoas. Eu amo ler sobre Dorcas, a mulher que Pedro ressuscitou dos mortos que foi descrita como “que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas” (veja Atos 9). “Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam,chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas.” Dorcas era uma ótima membra da Igreja. Ela amava tanto as pessoas, e fez tão bem a elas, que toda a comunidade lamentou (pranteou) quando ela morreu.

Seria assim com você? Será que as pessoas da sua igreja chorariam quando se lembrassem de você por todo o bem que você fez pelos outros? Encontre um local em que você possa servir na sua igreja, e sirva sem vacilar, sem desculpas, sem requerer orações e elogios. Faça isso pelo bem dos outros e para a glória de Deus.

Tim Challies: http://www.challies.com/christian-living/7-things-your-church-needs-from-you

Lucas Dantas.
Facebook: https://www.facebook.com/LucasDantas19

[1] Ou “reuniões públicas…”

[2] Comum?

Um comentário sobre “7 COISAS QUE A SUA IGREJA PRECISA DE VOCÊ

Deixe um comentário